quinta-feira, 28 de julho de 2016

Resenha faça boa Arte

Erros Fantásticos


Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Onde Comprar: aqui - aqui - aqui

N° de páginas: 80
Nota:
Sinopse: "Façam boa arte. Esse foi um pedido sincero de ninguém menos que Neil Gaiman quando discursou para a turma de 2012 da University of the Arts na Filadélfia. Um discurso autêntico e repleto de significado – durante os 19 minutos em que falou, dois dos mais emblemáticos conselhos de Gaiman foram “criem suas próprias regras” e “cometam erros”. Os conceitos libertadores defendidos para os alunos deram origem ao livro. Gaiman teve a colaboração crucial do renomado designer gráfico Chip Kidd. A dupla abusa dos recursos gráficos e da metalinguagem para expressar o poder da criatividade. Gaiman alega que em qualquer área artística e de criação mesmo os erros que cometemos têm um grande potencial: com sensibilidade e muito trabalho, podem se transformar em brilhantes insights. Em relato pessoal, ele explica que certa vez, escrevendo Caroline em uma carta, inverteu de lugar o A e o O, e logo percebeu que Coraline parecia um nome de verdade. Um erro banal que, nas mãos do autor, tornou-se um fantástico acerto. Coraline é o título de um conto de fadas às avessas, publicado por Gaiman em 2002 e, mais tarde, adaptado para os cinemas. Uma história que conquistou milhares de novos admiradores para o trabalho do já aclamado autor."

Esse livro é diferente dos que eu normalmente trago aqui, primeiro ele não é um romance, nem conto, nem livro de poesia, ele é um discurso, mais precisamente o discurso "Faça boa arte" que Gaiman fez para os formandos na University of the Arts na Filadélfia em 2012.

Achei necessário trazer esse livro aqui pra falarmos dele. Neil Gaiman é um escritor mega conhecido por seu trabalho em diversas áreas da escrita, seja livros para adultos, crianças até roteiro de quadrinho, possuidor de várias obras conhecidas e renomadas, como o quadrinho Sandman, os livros Coraline ( com resenha aqui no blog ), Stardust, Deuses americanos, entre muitos outros.Vimos que o cara é foda,né? 

Por conta de ser essa pessoa muito criativa foi convidado a discursar para os formandos de 2012 e deu um show por 19 minutos falando para futuros artistas sobre criatividade, confiança e de como é bom cometer erros, romper barreiras e fazer "boa arte" apesar dos percursos difíceis da vida. Esse é um livrinho fino e que merece se tornar o seu livro de cabeceira, valendo a pena sempre dar uma lida nele. Achei muito inspirador e bonito o livro como um todo. 

Esse discurso virou livro graças a idealização do renomado designer gráfico Chip Kidd fazendo um trabalho visualmente lindo e impactante desse forte discurso para aqueles que amam fazer arte, através de qualquer coisa. Basta ter coragem de fazer. Minha indicação é para todos que estão precisando daquela injeção de ânimo para seguir em frente com seus projeto, por mais complicados que pareçam e independente das pessoas que apareçam para coloca-lo para baixo, lembrem-se: Fazem Boa Arte.

"Cometam 
interessantes, 
impressionantes, 
gloriosos, 
fantásticos 
erros. 
Quebrem regras. 
Deixem o mundo mais 
interessante 
por estarem nele."

Beijos,
Mandy

Nenhum comentário:

Postar um comentário